Ciclo da Água

No mês de outubro, nossos aprendizados olharam de forma especial o ciclo da água. Esse rico tema apoiou nossa vivência da sabedoria da causalidade, na medida em que retrata um ciclo causal presente na natureza. Ao mesmo tempo, foi gerando o ambiente para a chegada da sabedoria da transcendência, que tem destaque no bimestre final do ano.

Em lingua portuguesa, aprendemos sobre a frase e seus tipos, e alguns sinais de pontuação. Também nos debruçamos sobre o gênero Poesia, olhando estrofe, verso e rima. Até porque sintetizamos parte dos conteúdos trabalhados em torno da recitação teatral do poema A Gotinha D’água, da poetiza brasileira Ruth Salles, que conta a trajetória de uma gota de agua e suas muitas aventuras.

Vivendo essas passagens em primeira pessoa através do teatro, como se fossem a própria gotinha, as crianças têm a oportunidade de se envolver afetivamente com esse tema científico.

O registro artístico dos conteúdos aprendidos contribui para isso, além de simultaneamente apoiar o desenvolvimento de outras habilidades nas crianças, buscando uma abordagem integral da aprendizagem, que envolva a mente, as emoções e as mãos. Algumas observações diretas foram feitas e ao final do processo, visitamos um pequeno curso de água brotando nas proximidades da escola.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s