Minhocário

Estamos acompanhando as plantinhas que plantamos no Nosso Espaço. O chuchuzinho, perto da cerca, está demorando a crescer – diagnóstico do Henrique, que disse: “Profe, acho que não preparamos a terra muito bem. O chuchu continua muito pequeno”. Começamos então a conversar sobre como poderia ser um jeito de deixar a terra mais nutritiva para as plantas. “Cocô de vaca!” – disseram vários! Mas eu trouxe a ideia de que cocô de minhoca também pode servir!! É um adubo muito bom, e as minhocas são mais fáceis da gente criar do que as vacas. Elas podem produzir esse cocô a partir dos restos de frutas que sobram do nosso próprio lanche. No dia seguinte, levei o computador para pesquisarmos juntos sobre como criar minhocas em pequena escala pra produzir adubo. Eu estava também motivada pelo fato de ter ganho um pequeno minhocário caseiro em um balde, de uma amiga da sanga chamada Marize, e já estava com vontade de levar para as crianças conhecerem. A observação do Henrique sobre o chuchu foi então a oportunidade perfeita.

Pesquisamos, assistimos alguns videos no youtube sobre minhocas e minhocários caseiros, e pesquisamos uma forma de começar o minhocário na nossa sala! Em seguida, providenciamos uma caixinha pequena e fizemos juntos todas as etapas do processo.

Já vimos que, comendo frutas, elas se reproduzem muito rápido, então pensamos em distribuir um pouco pra moradores do cebb ou famílias da escola que tiverem interesse de começar um minhocário em suas casas para fazer compostagem também. Vamos ver como esse projetinho vai se desenrolar =)

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Minhocário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s